Laudo de Vistoria de Vizinhança
O que será feito?
Vistorias em todos os imóveis vizinhos a uma obra (dentro da área de influência), antes do início de demolições, execução de obras, reformas ou movimentações de solo. É um caso particular do Laudo de Vistoria Cautelar.
Por que deve ser feito?
Laudo de Vistoria de Vizinhança tem por objetivo constatar o estado de conservação e estabilidiade dos imóveis lindeiros a determinada obra ou reforma, de maneira preventiva, a fim de distinguir anomalias construtivas (vícios) pré-existentes à obra daquelas ocasionadas posteriormente a ela. Também, identificar edificações precárias que podem colapsar com a execução da obra. Além disso, garante ciência ao proprietário quanto ao estado de seu imóvel, para que não reclame de algo indevido.
Muitos desconhecem, mas a vistoria cautelar de vizinhança é uma obrigação do construtor segundo a NBR 12722 (ABNT, 1992) em seu item 4.1.10 Vistoria preliminar, subitem 4.1.10.1: “Toda vez que for necessário resguardar interesses às propriedades vizinhas à obra (ou ao logradouro público) a ser executada, seja em virtude do tipo das fundações a executar, das escavações, aterros, sistemas de escoramento e estabilização, rebaixamento de lençol d’água, serviços provisórios ou definitivos a realizar, deve ser feita por profissional especializado habilitado uma vistoria […]”.
Onde deve ser feito?
A Vistoria de Vizinhança deve ser feita em toda área de influência ao redor da obra, devendo ser definido em comum acordo entre o contratante, consultor de solos e fundações e a Fernandes & Grossi.
Quando contratar?
Um laudo de vistoria de vizinhança deve ser contratado antes da demolição ou início da obra, para que seja possível realizar as vistorias e estudo prévio nos imóveis da vizinhança. Recomendamos que seja contratado de 30 a 60 dias antes do início da obra, variando de acordo com o tamanho do terreno e imóveis vizinhos.
Como será feito?
Todos os imóveis dentro da área de influência serão comunicados quanto ao início da vistoria. A Vistoria de Vizinhança será feita por meio de verificação sensorial, uso de instrumentos de medição de fissuras e registro fotográfico e/ou vídeo por câmera manual ou drone.
Quanto vai custar?
Entre em contato e solicite um orçamento.Principais referências:
ABNT. NBR 12722: Discriminação de Serviços para a Construção Civil. Rio de Janeiro, 1992.
ABNT. NBR 13752: Perícias de Engenharia na Construção Civil. Rio de Janeiro, 1996.
ABNT. NBR 15575-1: Edificações habitacionais: desempenho – Parte 1: Requisitos gerais. Rio de Janeiro, 2013.
INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA SP (IBAPE-SP). Norma de Vistoria de Vizinhança: procedimentos básicos executivos. São Paulo, 2013.
Artigos relacionados:
http://fernandesgrossi.com.br/vistoria-cautelar-de-vizinhanca/