O que é feito
O Laudo de Inspeção Especializada de Umidade consiste em realizar a análise do requisitos de estanqueidade de sistemas construtivos que apresentam indícios de umidade, realizando o diagnóstico das origens, causas, mecânismos de degração, assim como prognóstico e definição de soluções de reparo.
Por que deve ser feito?
O Laudo de Inspeção Especializada de Umidade tem o objetivo de aprofundar o diagnóstico de determinada manifestação de umidade, aprofundando-se nas análises e investigações das causas e mecanismos de degradação, a fim de propor soluções de recuperação e reparo eficientes que prolonguem de maneira considerável ou plena o desempenho e durabilidade da edificação.
Onde deve ser feito?
O Laudo de Inspeção Especializada de Umidade deve ser feito em qualquer sistema construtivos que tenha o requisito de estanqueidade comprometido.
Quando contratar?
Um Laudo de Inspeção Especializada de Umidade deve ser contratado para atender às seguintes demandas:
– Recomendação de ação de um Laudo de Inspeção Predial;
– Presença ostensiva de manifestações do tipo: infiltrações, condensação, proliferação de mofo ou bolor, estufamentos de pintura, manchamento etc.;
Como será feito?
A Inspeção Especializada de Umidade será feita por meio de entrevista com os usuários, análise de projetos e documentos, vistoria sensorial em campo, uso de instrumentos e equipamentos de medição de umidade e termografia, ensaios expeditos e/ou laboratoriais de estanqueidade, permeabilidade e outros (se necessário), sendo tudo registrado fotograficamente ou por vídeo por câmera manual ou drone.
Posteriormente todos os dados registrados são consolidados num Laudo Técnico ou Projeto de Recuperação.
Quanto vai custar?
Principais referências
- ABNT NBR 13752: Perícias de Engenharia na Construção Civil.
- ABNT NBR 16747: Inspeção predial – Diretrizes, conceitos, terminologia e procedimento.
- ABNT NBR 9574: Execução de impermeabilização.
- ABNT NBR 9575: Impermeabilização – Seleção e projeto.
- ABNT NBR 15575-3: Edificações habitacionais — Desempenho – Parte 3: Requisitos para os sistemas de pisos.
- ABNT NBR 15575-4: Edificações habitacionais — Desempenho – Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas — SVVIE.
- ABNT NBR 15575-5: Edificações habitacionais — Desempenho – Parte 5: Requisitos para os sistemas de coberturas.
- ABNT NBR 15575-6: Edificações habitacionais — Desempenho – Parte 6: Requisitos para os sistemas hidrossanitários.