O que é feito
O Laudo de Gestão de Garantia de Construção consiste em realizar uma avaliação do desempenho aparente da edificação, do atendimento ao plano de manutenção, identificando e apurando as origens das principais irregularidades e manifestações patológicas, triando-as quanto à origem / responsabilidade (construtor/usuário), classificando quanto à sua importância, assim como a indicação das ações necessárias para reparo ou correção.
Por que deve ser feito?
O Laudo de Gestão de Garantia de Construção tem o objetivo de identificar anomalias / vícios ocultos decorrentes de erros de projeto ou execução (endógenos) falhas humanas (exógenos), agentes externos naturais (naturais), falta de manutenção (falhas) ou desgaste natural da edificação (funcional), a fim de serem identificados logo no início de sua manifestação, para que não comprometam grandes áreas ou afetem outros elementos da edificação, ou passem do período de garantia.
Outra vantagem do Laudo de Gestão de Garantia de Construção é a eventual identificação de alguns vícios potenciais (não manifestos) que podem comprometer o desempenho da edificação e se, identificados tardiamente, podem ser inviáveis ou muito onerosos para reparo.
Onde deve ser feito?
O Laudo de Gestão de Garantia de Construção deve ser feito em qualquer edificação ou imóvel novo ou reformado, que esteja dentro do prazo de garantia dado pelo construtor ou incorporador.
Quando contratar?
O Laudo de Gestão de Garantia de Construção pode ser quando for mais interessante ao contratante, sendo recomendado pela Fernandes & Grossi que seja realizado anualmente, a fim de acompanhar a implantação do sistema de gestão de manutenção e aparecimentos de anomalias construtivas.
Como será feito?
O Laudo de Gestão de Garantia de Construção será realizado por meio de entrevista com os usuários, análise de projetos e documentos, inspeção sensorial, com suporte de instrumentos e equipamentos de medição (se necessário), sendo tudo registrado fotograficamente ou por vídeo por câmera manual ou drone.
Posteriormente todos os dados registrados são consolidados num Laudo Técnico que poderá ser registrado em cartório, ou por outros meios.
Quanto vai custar?
Principais referências
- ABNT NBR 13752: Perícias de Engenharia na Construção Civil.
- ABNT NBR 16747: Inspeção predial – Diretrizes, conceitos, terminologia e procedimento.
- GROSSI, Marcus V. F. Inspeção e Recebimentos e Obras: edificações habitacionais. LEUD: São Paulo, 2021.
- INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA DE SÃO PAULO. Norma para procedimentos técnicos de entrega e recebimento de obras de construção civil. São Paulo, 2014.
- INSTITUTO DE ENGENHARIA. DT 001/13 DTPC: Inspeção predial e auditoria técnica predial. São Paulo, 2013.