Análise de uma obra em concreto armado com problemas de corrosão de armaduras

 

RESUMO

A análise de corrosão em estruturas de concreto armado é um tema que vem sendo estudado há bastante tempo, seus métodos de inspeção e diagnóstico, discutidos e aplicados por diversos profissionais. Porém, seus estudos acadêmicos e teóricos muitas vezes não chegam de maneira prática e objetiva aos profissionais (engenheiros, peritos, inspetores, auditores, projetistas, etc.) que atuam e vivenciam diretamente com esse tema em seu dia-a-dia. Este trabalho tem como objetivo exemplificar um método prático de inspeção de estruturas de concreto armado sujeitas a corrosão de armaduras, a partir da análise do desempenho estrutural de uma edificação habitacional de aproximadamente 28 anos por meio de análise documental, inspeção visual e ensaios expeditos, a fim de realizar o diagnóstico das principais causas da corrosão de armaduras. Este estudo foi feito através de pesquisa bibliográfica, ensaios expeditos e inspeção em campo. A partir dos resultados, foi possível concluir que as principais causas de corrosão são: (a) o baixo cobrimento das armaduras; (b) a carbonatação do concreto; (c) a baixa resistência do concreto; (d) os ninhos de concretagem; (e) a lixiviação do concreto e (f) falta de repintura (manutenção preventiva). As ações de recuperação necessárias consistem em reparo de todos os pontos de corrosão, realizando a limpeza das armaduras, acréscimo de seção de aço onde necessário e recomposição do concreto. Após isso, será necessário o tratamento das causas que geram a corrosão.

Palavras-chave: Corrosão de estrutura. Patologia de estrutura. Inspeção de estrutura. Estrutura de concreto armado. Diagnóstico de estrutura.

TEXTO COMPLETO

https://goo.gl/pzNa6F

REFERÊNCIAS

ALCONPAT Internacional. Boletín Técnico 06: Corrosión de armadura de estructuras de hormigón. Merida – México, 2013.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA E CONSULTORIA ESTRUTURAL (ABECE). Procedimentos recomendados de inspeção. Aula do Curso de Capacitação em Inspeção de Estruturas. São Paulo, 2015.

BRISTISH STANDARDS INSTITUTION (BSI). BS EN 14630: Products and systems for the protection and repair of concrete structures: test methods: determination of carbonation depth in hardened concrete by the phenolphthalein method. London, United Kingdom, 2006.

CASCUDO, Oswaldo. O controle da corrosão de armaduras em concreto: inspeção e técnica eletroquímicas. Prefácio Paulo Helene. São Paulo: Editora PINI. Goiânia – GO: Editora UFG, 1997.

HELENE, Paulo. Vida útil das estruturas de concreto. Anais: 4° Congresso Ibero-americano de Patologia das Construções e 6° Congresso de Controle da Qualidade, CON-PAT 97. Porto Alegre, UFRGS, 21 a 24 out. 1997.

HUSNI, Raúl. Ações sobre as estruturas de concreto. In: HELENE, Paulo (Coord.). Manual de reparo, proteção e reforço de estruturas de concreto: reparo, reforço e proteção. REPARO, REFORÇO E PROTEÇÃO. São Paulo: Red Rehabilitar, 2003. Tradução de: Osvando Braga Junior.

THOMAZ, Ércio. Recuperação de estruturas de concreto armado. Apresentação de aula da disciplina Patologia das edificações, do curso de Mestrado em Habitação: Planejamento e Tecnologia, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo – IPT, São Paulo. 2016.

 

Eng.º Marcus Vinicius Fernandes Grossi

Anterior
Sua edificação tem condições acesso para manutenção predial?
Próximo
“Caixão perdido”: o condomínio pode aproveitá-lo?
Abrir Chat
Olá, precisa de ajuda?