Exemplos de manifestações patológicas em fachada de prédio em São Paulo.

 

Uma fachada de prédio residencial situado em São Paulo, caracterizada por soluções mistas – argamassa coberta com tinta, revestimento cerâmico e concreto aparente – passou recentemente pela vistoria do engenheiro civil Marcus Vinícius Fernandes Grossi, que ali identificou diferentes manifestações patológicas.

O especialista disponibiliza à Direcional Condomínios, através de seis imagens, o diagnóstico dos diferentes problemas encontrados, apontando as possíveis consequências sobre a deterioração da fachada caso o processo não seja detido, além de indicar as soluções.

INFILTRAÇÕES, TRINCAS E MANCHAS

As três primeiras imagens desta página representam, segundo o engenheiro, as mesmas causas, efeitos e indicações de soluções para o prédio em estudo. São elas:

– Diagnóstico: Fissuração devido à variação higrotérmica [efeito da água e das mudanças da temperatura sobre a dilatação e retração dos materiais], agravada pela infiltração proveniente da cobertura por falha na impermeabilização;

– Provável consequência: Deterioração do revestimento e proliferação de fungos e algas, podendo gerar desplacamento;

– Recomendações: Tratar as causas da infiltração, e recompor revestimento com técnica e materiais adequados.

Deslocamento de viga

– Diagnóstico: Deslocamento ou movimentação da viga devido à fluência, efeito Rüsch do concreto [Segundo norma da ABNT, ele está associado à redução da resistência do concreto devido ao efeito deletério das cargas de longa duração], sobrecarga na laje, ou subdimensionamento da estrutura.

– Provável consequência: A manifestação patológica pode se acomodar ou continuar em processo de deformação até à ruptura;

– Recomendações: Selar a trinca para monitoramento de sua abertura. Caso esta se estabilize, é preciso realizar o tratamento da trinca e recompor o revestimento. Senão, mais estudos deverão ser realizados.

Problemas na armadura de concreto

– Diagnóstico: Desplacamento de cobrimento de concreto devido à carbonatação [Gerada pelo efeito do gás carbônico] ou penetração de agentes agressivos por frestas e trincas, que oxidaram a armadura e provocaram sua expansão;

– Provável consequência: Pode ocorrer a oxidação de áreas cada vez maiores nesta estrutura aparente;

– Recomendações: Aprofundar a investigação das causas, medindo a profundidade carbonatada e o teor de cloretos. É preciso ainda realizar a limpeza da estrutura, fazer a recomposição dos trechos desplacados e aplicar revestimento impermeável para proteger a estrutura.

Revestimento cerâmico

– Diagnóstico: Deslocamento do revestimento cerâmico possivelmente pela ação de agentes externos;

– Provável consequência: Desplacamento e queda do revestimento e infiltração na unidade;

– Recomendações: Retirar trecho danificado e aplicar novo revestimento.

 

 

Matéria publicada na edição de Maio/2017 da Revista Direcional Condomínios.

Não reproduza o conteúdo sem autorização da Fernandes & Grossi. Este site está protegido pela Lei de Direitos Autorais. (Lei 9610 de 19/02/1998), sua reprodução total ou parcial é proibida nos termos da Lei.

Anterior
Impermeabilização no condomínio: Cuidados a serem tomados na aplicação da manta asfáltica
Próximo
Manutenção e reparo de revestimentos de fachada
Abrir Chat
Olá, precisa de ajuda?